Biografia

JOSÉ MENTOR nasceu em Santa Isabel (SP), advogado pela PUC, atuou no movimento estudantil na reconstrução do C.A. 22 de Agosto, no DEC-Livre da PUC, na UEE-SP e na UNE, onde participou do Congresso de Ibiúna. Coordenador do Centro de Estudos e Atividades Sociais – CEATS, Jurídico 22 de Agosto, defende movimentos sociais. Foi da Comissão Arquidiocesana de Direitos Humanos e Marginalizados e é fundador do PT.

Deputado Estadual Constituinte, líder do PT na Assembleia Legislativa (1989/90), três vezes Vereador em São Paulo, líder do PT (1995) e do Governo petista (2001/02) na Câmara Municipal. Deputado Federal no quarto mandato, defende o legado dos governos do PT.

É autor da lei que permite ao dono do veículo indicar o principal condutor no documento do carro e de projetos como a regulamentação da profissão de podólogo, a obrigatoriedade da presença de advogado em órgãos de conciliação, o uso de tornozeleira para agressores de mulheres, a definição do crime de espancamento e o repatriamento de recursos de brasileiros no exterior.

Resiste ao desmonte de direitos, dos programas sociais e a entrega do patrimônio nacional promovidos pelo governo Temer. Seguirá lutando pela inclusão social, defesa da democracia, da soberania e das riquezas nacionais.